Rodrigo Nuno Silva
Licenciatura em Gestão de Empresas (Ref 1992)/1993-1997
Aconselharia os atuais e futuros alunos a diversificarem as suas experiências e soft skills durante o período de graduação na Universidade.

Cargo à data do testemunho:

Administrador e CFO do Grupo VENDAP

1 - Como foi estudar na Universidade de Évora?

Recordo todo esse período com grande satisfação. Foram tempos de grande exigência ( sobretudo a  mudança do primeiro ano ) mas em simultâneo de grande companheirismo e novas experiencias. Os últimos 2 anos, já em contacto com várias empresas ( trabalhos de grupo ) foram também muito enriquecedores no sentido de iniciar a aproximação ao mundo empresarial.

2 - Como descreve o impacto na vida profissional?

A experiência de estar na Universidade e na cidade de Évora ( e portanto fora de casa ) foi muito importante no sentido de melhor me preparar para os desafios profissionais futuros. Esta situação obrigou-me a desenvolver capacidades de adaptação que até aí não estavam minimamente requisitadas. O ambiente estudantil em conjunto com a exigência das matérias foi muito importante no sentido de vivenciar uma experiência de estudo única.

3 - Integra algum projeto que pretenda divulgar? Em que consiste?

Sou atualmente administrador e CFO do Grupo VENDAP ( empresa de aluguer de equipamentos ) , sendo que tenho toda a responsabilidade financeira do grupo ( administrativa, financeira, controlo de gestão, consolidação ) . Tenho feito toda a minha carreira sempre na área financeira : primeiro como estagiário em controlo de gestão ( numa empresa industrial ), depois como técnico de outsourcing financeiro e diretor financeiro de uma empresa  e atualmente como CFO de um grupo de empresas. Outros projetos Fui o ano passado mentor de uma equipa no programa de Start Ups da Junior Achievement Portugal, situação que considerei muito enriquecedora pelo contacto com as ideias de um grupo de jovens estudantes universitários.

4 - Que mensagem de incentivo pretende deixar a futuros e atuais alunos?

Antes de mais de que os objectivos só são atingidos com muito esforço e empenho. Vivemos num mundo demasiado rápido e exigente que não permite alcançar qualquer tipo de sucesso sem muito esforço. Em segundo, aconselharia os atuais e futuros alunos a diversificarem as suas experiências e soft skills durante o período de graduação na Universidade. Cada vez mais , outras matérias e aspectos ( que não apenas as matérias mais técnicas ) são fundamentais no percurso de cada um de nós.

Dt. Testemunho: 05.09.2017