Susana Isabel Correia
Mestrado em Psicologia/2011-2013
Quase seis anos depois de ter integrado o mercado de trabalho sinto que tudo o que vivi e aprendi enquanto estudei em Évora teve um impacto muito significativo.

Cargo à data do testemunho:

Research Team Leader and IT Recruiter, NOVABASE

1 - Como foi estudar na Universidade de Évora?

Integrei o curso de Psicologia em 2007 e nessa altura fui viver para Évora. Foi uma fase de grandes emoções! Conhecer a cidade, a instituição e professores, e, conseguir fazer novos amigos/colegas foi desafiante. Mas foi fácil iniciar esta "viagem" porque a Universidade tinha (tem) uma percentagem grande de estudantes não locais e já estava preparada para acolher quem vinha de fora, o que facilitou muito a minha integração. Os professores, os funcionários e os colegas mais velhos foram fundamentais em todo o meu percurso. Senti que a universidade me proporcionou todas as condições para ter um percurso académico rico no que toca a aprendizagens e, de ponto de vista pessoal, muito feliz.

2 - Como descreve o impacto na vida profissional?

Este trajeto tão rico e diversificado só foi possível porque ao longo de cinco anos tive oportunidade de criar relações próximas com professores e com colegas do meu e de outros cursos. O contacto com colegas de curso mais velhos e ex alunos foi também essencial pois permitiu a partilha de experiências e conhecer, por exemplo, o mercado de trabalho da minha área. Na altura, alguns professores, alunos e ex alunos eram para mim modelos a seguir e foi neles que me inspirei para tomar algumas decisões importantes. Quase seis anos depois de ter integrado o mercado de trabalho sinto que tudo o que vivi e aprendi enquanto estudei em Évora teve um impacto muito significativo na mina vida profissional e foi a base para me preparar para o mercado de trabalho.

3 - Integra algum projeto que pretenda divulgar? Em que consiste?

Atualmente trabalho na Novabase, uma empresa tecnológica, sediada em Lisboa. Estou a trabalhar numa das ofertas da Novabase, a Novabase Neotalent, que presta serviços de Recrutamento e Staffing na área das Tecnologias da Informação e que procura capacitar as empresas com profissionais de excelência. Enquanto Head Of Research sou responsável por coordenar as atividades da uma equipa, de forma a responder às necessidades de recrutamento dos clientes. Tenho ainda um papel importante no desenvolvimento de carreira de cada elemento da equipa e isso passa por lhes proporcionar as ferramentas necessárias que permitam maximizar a sua aprendizagem e o crescimento.

4 - Que mensagem de incentivo pretende deixar a futuros e atuais alunos?

Em 2011 iniciei o estágio curricular e estava na altura a menos de um ano de entregar a dissertação de mestrado e assim concluir o curso. Foi uma fase em que senti alguma indefinição em relação ao meu futuro, mas mesmo nesse momento de muitas incertezas, procurei conhecer experiências profissionais de ex colegas de curso, estive presente em eventos para profissionais da minha área, li notícias/artigos sobre a minha área de especialização, sempre com um objetivo: conhecer melhor o mercado de trabalho que eu estava prestes a integrar. Fiz algumas entrevistas de emprego e antes de terminar o curso já tinha o meu primeiro contrato de trabalho. A vontade de querer saber mais, crescer e aprender, a determinação e a persistência foram essenciais. Foram estes os "ingredientes" que usei para dar início a minha carreira e, apesar de nesta fase já ter outros, são estes os fatores que continuam a mover-me diariamente!

Dt. Testemunho: 05.09.2017