MIGUEL SANTOS
Licenciatura em Engenharia Zootécnica - Ramo Extensão Rural/1982-1988
Estudar na Universidade de Évora é muito mais do que adquirir uma titulação universitária.

Cargo à data do testemunho:

Vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. I.P. e Professor Associado da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Lusófona

Estudar na Universidade de Évora:

Estudar na Universidade de Évora foi uma oportunidade de adquirir uma ferramenta basilar tanto para a vida profissional como para outros enquadramentos. Se por um lado a excelência do ensino se materializa na enorme taxa de empregabilidade que os licenciados continuam a ter, por outro, a multiplicidade de ex-alunos em cargos relevantes na sociedade sejam eles regionais, nacionais, internacionais, públicos ou privados espelha a natureza eclética, humanista e universalista que a instituição veicula aos seus discentes.

Estudar em Évora representou a oportunidade de ter entranhado de forma indelével a cultura alentejana e a história nacional. A cidade continua a acolher os seus estudantes de forma afável e entusiasta, tendo-se transformado numa verdadeira cidade universitária cujo património académico enriquecido pela diversidade de origem dos seus alunos importa consolidar e preservar.

Impacto na vida profissional:

Apesar de atualmente não estar ligado à área agrícola, a panóplia de conteúdos conexos na licenciatura, especialmente nas vertentes da gestão, da economia e do planeamento foram um alicerce para consolidar outros estudos complementares nestas temáticas, que posteriormente vieram a permitir uma progressão profissional mais consistente e o desempenho de tarefas de complexidade crescente. Os atributos científicos e técnicos dos docentes, a qualidade das instalações, dos laboratórios e dos equipamentos e, por conseguinte, o reconhecimento nacional e internacional da “força” da universidade têm-me apoiado a construir e consolidar o meu percurso profissional.

Mensagem aos atuais alunos:

Estudar na Universidade de Évora é muito mais do que adquirir uma titulação universitária. Significa pertencer a uma comunidade que tem sabido crescer e solidificar estratégias de reconhecimento académico, científico e técnico. A UÉvora é atualmente uma instituição de ensino superior de referência nas diversas áreas disciplinares que oferece, a par da preocupação permanente de ligação ao tecido empresarial. Ser aluno da Universidade de Évora é: profissionalismo, orgulho, partilha, convivência, entusiasmo, amizade e saudade.

Dt. Testemunho: 14.01.2014